segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Entrevista - Sistema Elementary

Nome
Thiago Roberto Alves
Idade
28
Formações
- Técnico em Informática – USP
- Bacharel em Meteorologia – USP
- Pós-graduado em Matemática – UFPR
- Pós-graduado em Física – UFPR


  • ·         Qual a primeira impressão ao usar o Elementary Linux? E ao decorrer com o uso do sistema?
                  R: Já na tela de instalação do sistema, a interface já é bonita, e após a inicialização, a tela de boot com a logomarca animada do Elementary me fez criar altas expectativas do sistema. Após alguns dias de uso, fiquei um pouco confuso sobre o conceito de acessibilidade do sistema, como a função de tarefa em segundo plano dos programas e aplicativos.

  • ·         Aplicativo favorito?
                  R: Apesar de não ser nativo do sistema, o Elementary Tweaks é muito bonito e útil, com ele eu pude configurar as opções de janela, para ativar os botões de fechar, maximizar e minimizar ao canto superior direito da janela, além de ser capaz de mudar praticamente todo o esquema visual do Elementary.

  • ·         Em relação aos aplicativos Wine e PlayOnLinux, já utilizou algum deles? Se sim, recomenda o uso dos mesmos? Já “ficou na mão” por causa de algum deles?
                  R: Sim, já utilizei ambos, tenho maiores experiências com os Linux Mint e Ubuntu devido ao meu trabalho, porém, a utilização deles é praticamente a mesma em todo e qualquer distribuição do Linux. E eu não usaria o termo “ficar na mão”, pois já quis instalar alguns jogos no meu computador com o Ubuntu 14.10 e o PlayOnLinux não tinha compatibilidade com alguns jogos.

  • ·         Recomenda o uso do Elementary para que tipo de finalidade? Ex: doméstico, profissional, etc.
                  R: Pelo que eu utilizei do sistema, ele não é muito adequado para fins que não sejam domésticos, ou pelo menos usos que demandem a instalação de aplicativos mais complexos, por exemplo, muitos aplicativos consideravelmente úteis que se pode encontrar em sistemas como o próprio Ubuntu (vide editores de imagem e texto, aplicativos de segurança e para utilização do dia-a-dia), não possui compatibilidade, ou falta pacotes de atualização durante a instalação pelo Terminal do sistema, mesmo o kernel sendo baseado no mesmo.

  • ·         Já encontrou algum bug ou falha grave no sistema? Se sim, qual?
            R: De momento, não, exceto durante alguns testes, as imagens dos ícones dos aplicativos ficavam “presas” ao cursor do mouse, e dependendo do ponto de vista, pode ser até algo divertido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário